AGENTES FEDERAIS REALIZAM AÇÃO DE COMBATE AO GARIMPO E EXPLORAÇÃO ILEGAL DE MADEIRAS

Postada em 05 junho 2026, 10:38:00

Ação ocorreu nas Terras Indígenas Roosevelt e Parque do Aripuanã
 

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI/Amazônia), o IBAMA, a Polícia Militar de Rondônia e a Força Nacional de Segurança Pública, realizou, entre os dias 1º e 3 de junho de 2026, a Operação Sentinela Amazônica nas Terras Indígenas Roosevelt e Parque do Aripuanã, no sul de Rondônia. 

A ação teve como objetivo combater o garimpo ilegal e a exploração ilegal de madeira nas áreas protegidas. 

Ao longo da operação, com apoio aéreo e equipes terrestres, foram apreendidos e inutilizados motores estacionários, escavadeiras hidráulicas, automóveis, motocicletas e acampamentos ilegais. Também foram destruídas pontes utilizadas para acesso irregular ao interior das terras indígenas, além da apreensão de aparelhos celulares e equipamentos de comunicação via satélite. 

Os elementos coletados durante a ação subsidiarão as investigações em andamento para identificação dos responsáveis pelas atividades ilícitas.

************

Fonte/Texto:

PF RO

Foto: Divulgação

© 2023 Central Rondonia - Todos os direitos reservados
desenvolvimento Adilson