RIO JI-PARANÁ JÁ SE APROXIMA DOS 10 METROS, COMISSÃO DE DEFESA CIVIL SE MOBILIZA
Postada em 07 janeiro 2026, 09:12:00
Autor: CRondonia
Foto: Ilustrativa
***************
Com a intensificação das chuvas do inverno amazônico, o Rio Ji-Paraná (Machado), localizado na região central do estado, também têm registrado crescimento no seu nível d’água. Nesta quarta-feira, a régua amanheceu marcando 9,42 cm, sendo que o pico considerado de enchente passa a ser de 10,40cm, segundo as autoridades locais.
De acordo com a Defesa Civil do município, esta semana foi realizada uma reunião envolvendo os órgãos que fazem parte da comissão, quando foi discutida estratégia de ações em caso de uma possível enchente do Rio Ji-Paraná (Machado). Entre as partes envolvidas estão o Corpo de Bombeiros, Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Assistência Social (Semasf), Educação (Semed) e Planejamento (Semplan).
Em Ji-Paraná, quando o Rio Ji-Paraná (Machado) começa a transbordar, acaba afetando diversos bairros dos dois distritos e a maior parte da área rural, causando transtornos e prejuízos. Os pontos mais atingidos são partes dos bairros Primavera, Dom Bosco, Casa Preta, Urupá, Centro (1º distrito), São Francisco e Riachuelo. De acordo com assessores da prefeitura, a determinação do prefeito, Affonso Cândido é que todos os esforços sejam feitos, em caso de necessidade, nenhum morador fique sem assistência. O ginásio Adão Valdir Lamota já foi definido como o local para receber os possíveis desabrigados.