ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SERÃO SUBMEDITOS A PROVA DO SAERO - LEIA!

Postada em 14 novembro 2025, 13:50:00

Fonte/Texto:

Assessoria

Foto:Divulgação

*******************

 

A Secretaria de Educação de Ji-Paraná (Semed) está mobilizando toda a equipe técnica, tanto na sede administrativa quanto nas escolas da rede municipal de ensino, para a realização do Saero 2025 (Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia). 

 

A avaliação ocorrerá de 17 a 28 de novembro, abrangendo os conteúdos curriculares de língua portuguesa e matemática. Em Ji-Paraná, na rede municipal de ensino, participarão 2.585 alunos, distribuídos em 20 escolas de ensino fundamental 

O Saero tem o objetivo de avaliar a qualidade da educação nas redes estadual e municipal, para servir como indicador de desempenho e instrumento de aprimoramento das políticas públicas educacionais.

Saero_Municipal_001.jpg 

A iniciativa também influencia diretamente na distribuição do ICMS Educacional e no VAAR (Valor Aluno-Ano por Resultados), componente do Novo Fundeb, que premia as redes de ensino que demonstram avanços na aprendizagem e na gestão escolar. 

 

Para garantir o sucesso da aplicação, a Semed contará com o apoio direto dos diretores escolares, supervisores, orientadores e professores, que têm se dedicado à preparação dos estudantes, para assegurar 100% de participação dos alunos das turmas do 2º, 3º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, etapas avaliadas pelo sistema. 

 

O secretário municipal de Educação, Robson Casula, afirmou que a aplicação do Saero é uma oportunidade de “mostrar o trabalho realizado nas escolas ji-paranaenses e identificar caminhos para continuar avançando na qualidade do ensino”. 

 

O compromisso da equipe da Semed e das escolas demonstra o empenho do município de Ji-Paraná, na gestão do prefeito Affonso Cândido (PL), em fortalecer o ensino público e garantir que todos os estudantes tenham oportunidades de conhecimento e aprendizagem, cada vez melhores.

© 2023 Central Rondonia - Todos os direitos reservados
desenvolvimento Adilson