POLÍCIA FEDERAL: AÇÃO INVESTIGATIVA MIRA FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA OCUPAÇAO ILEGAL DE ÁREA
Postada em 07 maio 2025, 12:18:00

Fonte/Texto: Assessoria
Foto: Divulgação
********************
Nesta terça-feira (6), a Polícia Federal deflagrou a 6ª fase da Operação Greenwashing, denominada Succumbendi, com o objetivo de aprofundar as investigações sobre um esquema de grilagem de terras públicas na Amazônia Legal. As ações ocorreram nas cidades de Goiânia (GO) e Barueri (SP).
Segundo as investigações, o principal alvo da operação atuava para comprovar ocupações irregulares de terras públicas por meio da falsificação de documentos, com o intuito de obter vantagens indevidas. O esquema permitia a exploração econômica ilegal de áreas que pertencem ao patrimônio da União, contribuindo para o avanço do desmatamento e da ocupação indevida na região amazônica.
A Polícia Federal informou que, com a deflagração desta nova fase, o objetivo é reunir provas adicionais que reforcem as denúncias contra os envolvidos e permitir o avanço do processo judicial. Os trabalhos seguem sob a coordenação da Justiça Federal.
A Operação Greenwashing, que vem sendo desenvolvida em diversas fases, busca combater práticas criminosas que se utilizam de falsos discursos ambientais para legitimar a apropriação indevida de terras e a degradação de áreas protegidas.