OTTO NOGAMI : COMO ESTÁ A ECONOMIA DO BRASIL ? - LEIA!

Postada em 12 fevereiro 2024, 07:42:00

 

O panorama econômico brasileiro, com base na inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE para o ano de 2023, registrou um índice de 4,62%. O economista Otto Nogami destaca que esse resultado é positivo, uma vez que a inflação ficou ligeiramente abaixo do teto máximo da meta inflacionária, indicando uma perspectiva promissora para 2023.

 

Ao analisar a composição do IPCA, identificaram-se nove grupos denominados de agregados homogêneos. O destaque desse conjunto foi o grupo de transporte, que apresentou uma alta de 7,14% ao ano. Otto Nogami ressalta que esse aumento está associado à elevação do preço do barril de petróleo no mercado internacional e a flutuações momentâneas na taxa de câmbio.

 

O setor que mais influenciou o resultado final da inflação foi alimentação e bebidas. O ano de 2023 foi marcado por recordes de safra, impactando diretamente os alimentos consumidos tanto nas residências quanto fora delas. Entretanto, as perspectivas para 2024, especialmente em relação à alimentação e habitação, levantam preocupações.

 

Nogami explica que o fenômeno El Niño pode prejudicar a produção agrícola, comprometendo a oferta de produtos no mercado e resultando em um aumento nos preços. No que diz respeito à habitação, observou-se um aumento de 5% ao ano. É relevante considerar que, dentro desse grupo, fatores como condomínio, taxa de aluguel e uma perspectiva de comportamento mais moderado nos valores dos aluguéis contribuem para a melhoria do índice de inflação nesse indicador.

 

Assista:

 https://youtu.be/SzZsy25PCC8 

 

Texto:

Assessoria

Enquete

ELEIÇÕES UNIFICADAS: CONGRESSO DEBATE ACABAR COM ELEIÇÕES DE 2 EM 2 ANOS. VOCÊ CONCORDA?

3
0
0
Resultados
© 2023 Central Rondonia - Todos os direitos reservados
desenvolvimento Adilson