A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Centro de Convivência do Idoso (CCI), sempre executou ações de convivência e fortalecimento de vínculos, promovendo saúde e participação social às pessoas da melhor idade. Serviço que promove interação social e compõe o SUAS – Sistema Único de Assistência Social.

O CCI é um espaço que oferece diversas atividades gratuitas que contribuem, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social. Dentre as muitas atividades realizadas na instituição  podemos citar: atividade física e cognitiva, dança, ginástica de solo, jogos, academia ao ar livre, sinuca, oficinas, alfabetização e brincadeiras.

Desde o início do distanciamento social, como forma de contenção da pandemia da COVID-19, o trabalho com os idosos foi paralisado. Em março de 2020, a partir do decreto municipal de número 12.560, que estabelece o distanciamento social em Ji-Paraná, a sede do Centro de Convivência do Idoso foi fechada.

Com grande maioria dos idosos imunizados, as atividades presenciais voltam gradativamente, e o CCI tem buscado alternativas. Com objetivo de prestar toda assistência para combater a ociosidade e contribuir para o bem-estar físico e mental dos idosos.

Para a Coordenadora do CCI, Paula Gerlinski de Paula, como primeira etapa, “estaremos ligando para os cadastrados que já tomaram as duas doses da vacina, para fazer o agendamento do horário em que serão atendidos, e que, os idosos devem aguardar o agendamento prévio no horário e data marcada”.  Disse Paula.

Serão 5 idosos por atividade, sendo:  ginástica de solo, academia ao ar livre e sinuca neste primeiro momento com duração de 40 a 50 minutos por atendimento. Eles ficarão a mais de 2 metros de distância durante a atividade, todos passarão por aferimento da temperatura e farão a higienização das mãos e calçados na entrada. Seguindo a instrução normativa estabelecida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).

A titular da Assistência Social, Ana Maria Santos, falou da preocupação com a saúde emocional dos idosos. “Nossa equipe vai ligar e agendar o atendimento daqueles que já estão vacinados. Nosso maior desejo é tirar esse grupo do isolamento, oferecendo a eles atividades e entretenimento, com toda segurança”, conta a secretária.

O Centro de Convivência do Idoso está localizado na Rua São Luiz, 348, entre T-3 e T-4 - Nova Brasília. Qualquer dúvida pode ser esclarecida somente pelo telefone 3423 0014, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Autor:

Assessoria