'Operação “Putridum Messis” cumpre 02 Mandados de Prisão Temporária e 10 Mandados de Busca e Apreensão em cidades do interior do estado'

 

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22/09/2022), a Operação Putridum Messis que visa desarticular um grupo criminoso dedicado ao tráfico internacional de drogas com base no município de Seringueiras.

Cerca de 26 policiais federais cumprem 02 Mandados de Prisão Temporária e 10 Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Ji-Paraná/RO, nas cidades de Ji-Paraná/RO, Seringueiras/RO, Alvorada do Oeste/RO e Jaru/RO, com apoio da Polícia Militar do Estado de Rondônia.

As investigações tiveram início em abril do corrente ano a partir da apreensão, por equipe da Polícia Militar de São Miguel do Guaporé/RO, de 440,40kgs (quatrocentos e quarenta quilos e quatrocentas gramas) de cocaína no interior de veículo que foi abandonado por seus ocupantes em estrada vicinal da zona rural de Seringueiras/RO.

Instaurado o Inquérito Policial, as diligências investigativas levadas a cabo nele apontaram a autoria e as circunstâncias não só em torno do referido fato delituoso como também para a existência de um grupo criminoso especializado no tráfico de entorpecentes.

Os investigados poderão responder, na medida de suas participações, pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, cujas penas máximas somadas chegam a 25 (vinte e cinco) anos de prisão, com aumento de até dois terços em razão da transnacionalidade dos delitos, sem prejuízo de outros porventura identificados a partir do cumprimento das medidas cautelares.

O nome da operação é um termo em latim que significa colheita podre e é uma alusão às alcunhas dos principais alvos e ao próprio item ilícito negociado por eles.

Fonte/Autor:

Assessoria