Idealizado com o intuito de difundir uma região de rara beleza e a singularidade das populações tradicionais presentes ao longo do rio Guaporé.
A conceituada diretora Raissa Dourado, que é destaque no cenário audiovisual nacional, está à frente do evento, e acredita que o 1º Guaporé Festival Internacional de Cinema Ambiental terá grande importância para a cultura do estado, e, sobretudo, para as comunidades ribeirinhas, compostas por moradores da região do Vale do Guaporé, povos quilombolas e bolivianos, no cenário fronteiriço Brasil e Bolívia.
No evento serão exibidos 25 filmes de 8 países e diversos estados brasileiros, além de outras atividades culturais como lives, exposições fotográficas virtuais e oficina audiovisual. Fará parte da curadoria o aclamado filme “Povo da Floresta”, dirigido por Rafa Calil (SP), que retrata a luta de Chico Mendes e os habitantes da reserva extrativista no Estado do Acre, em defesa da cultura
da preservação agroflorestal frente ao ciclo do agronegócio, com proveito econômico e destruição da floresta.
O festival no formato online é uma característica positiva, que promove maior acessibilidade no momento da crise sanitária causada pelo novo coronavírus, permitindo que os expectadores assistam ao evento sem riscos, atendendo as regras de distanciamento social.
Serviço
O quê: 1º Guaporé Festival Internacional de Cinema Ambiental
Data: 7 a 11 de abril de 2021
Local: Porto Velho - RO Horário:20h
Lives
07/04 – Todo Filme é político
08/04 – Protagonismo Indígena no Cinema
09/04 – A potência das Mulheres no Cinema
10/04 – Filmes na Amazônia
11/04 – Fotografia e Direção de Arte
Seminário
08/04 das 15h às 19h 

Cinema Ambiental na Amazônia: desafios e perspectivas
Links do evento
Site do Festival: http://www.guaporefestival.com.br 
Vídeo de apresentação no Facebook: https://fb.watch/4pRP6DWquS/ 
Instagram do evento: https://www.instagram.com/festivalguapore/

Autor:

Assessoria